Atividade 2 EJA - Nov.2007

TEMA: O REALISMO

Estudamos o Barroco, Arcadismo e Romantismo, movimentos literários que, cronologicamente deixaram suas marcas em diferentes áreas...
Vamos agora estudar o Realismo e suas nuances. Como o próprio nome sugere, nele nota-se haver uma tendência para se retratar o que se sente e vê. Após a rápida exposição do tema, faça as leituras teóricas indicadas e disponíveis no Blog. Vamos levantar juntos os principais pontos desses movimentos literários para aprofundarmos nosso conhecimento sobre o assunto. O Realismo, o Naturalismo, o Parnasianismo...

Leia o slide - 7o Período Literário, disponível no Blog....

1. Produza um resumo de tudo isso que estudou (produção individual).

Agora quero que vivam o “Realismo”!
- Escolha um colega, fique um de frente para o outro e fale uma palavra de diferentes maneiras, com emoção. Ex: Quieto! Quieto....
Note que a maneira de falar, a transmissão, expressão corporal, facial, a entonação de voz etc são fundamentais para a compreensão da comunicação....

Vejam que, inclusive...

“...histórias são irônicas, reveladoras de coisas que todo mundo sabe, mas não comenta... Elas falam de valores morais que todos criticam, mas têm. Quando alguém diz que Machado é "cético", é disso que está falando: esse ótimo escritor não acreditava nas boas intenções, na bondade, na generosidade, no amor romântico, na eterna lealdade”.

Reúna-se com 2-4 colegas e:
2. Debatam o tema estudado, as leituras realizadas (não esqueçam do material teórico e do seu resumo).
2.1. Cada componente do grupo deverá expor aos colegas suas dúvidas, anotações etc.
2.2. Elejam um relator, que deverá elaborar uma “Ficha” com a produção do grupo.
2.3. Preparem uma apresentação à classe (usem para ilustrar: filme, música, slides/cartolina).
Duração: 15´ (acrescentem 5`para esclarecer as dúvidas no final da exposição).
2.4. Produzam uma Dissertação-Argumentativa referente às relações socioculturais do Realismo com a Arte, a Filosofia, História, Geografia etc (outras disciplinas envolvidas).
Ela deverá ter até 15 linhas e deverá fechar a apresentação do Grupo.
2.5. Dividam as tarefas/tópicos da apresentação entre os componentes do grupo.

Exercícios:

3. Preencham as lacunas abaixo:

"Dom Casmurro", de Machado de Assis, teve sua primeira edição lançada em 1900.
Mas Machado , usando seu personagem, ironiza a sociedade em que viviam os ricos
..... desmascarou com sutileza a falsidade de homens e mulheres de sua época.

4. Grifem os adjetivos nos trechos abaixo:

“Para comprovar a falta de preconceito, basta-nos ler alguns contos...Acabamos percebendo que as pessoas são as mesmas, que o mundo da hipocrisia e farsa social não mudou.
Suas histórias são irônicas, reveladoras de coisas que todo mundo sabe, mas não comenta... Elas falam de valores morais que todos criticam, mas têm. Quando alguém diz que Machado é "cético", é disso que está falando: esse ótimo escritor não acreditava nas boas intenções, na bondade, na generosidade, no amor romântico, na eterna lealdade”.

E, por intermédio deles, tentem responder:
O que significou o Realismo para a sociedade da época?

5. Qual a diferença entre uma obra Realista e Parnasiana?
5.1. O que foi o Naturalismo?

6. Lembra-se do gênero textual: Dissertação?
Ela é o tipo de composição na qual expomos idéias gerais, seguidas da apresentação de argumentos que as comprovem.
Exemplo:
Tem havido muitos debates sobre a eficiência do sistema educacional. Argumentam alguns que ele deve ter por objetivo despertar no estudante a capacidade de absorver informações dos mais diferentes tipos e relacioná-las com a realidade circundante. Um sistema de ensino voltado para a compreensão dos problemas socioeconômicos e que despertasse no aluno a curiosidade científica seria por demais desejável.

Não há como confundir estes três tipos de redação. Enquanto a descrição aponta os elementos que caracterizam os seres, objetos, ambientes e paisagens, a narração implica uma idéia de ação, movimento empreendido pelos personagens da história. Já a dissertação assume um caráter totalmente diferenciado, na medida em que não fala de pessoas ou fatos específicos, mas analisa certos assuntos que são abordados de modo impessoal. (Acesso em: http://www.blogger.com/posts.g?blogID=8594654844855850566)

Individual:
- Redija uma dissertação para comprovar seu conhecimento quanto ao tema estudado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só pensei que eu iria comentar e dizer um grande tema, não é o código por si mesmo? Realmente parece excelente!