ATIVIDADE MENSAL/FINAL - 2os.EJA

OBJETIVO: TRABALHAR A LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE DIFERENTES LINGUAGENS LITERÁRIAS.

TEMA: O ROMANTISMO
1. LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (FICHAMENTO) DO TEXTO DISPONÍVEL NESTE BLOG: O Romantismo e o surgimento do gênero romance (Antonio Carlos Olivieri)

Após a leitura e levantamento dos principais assuntos tratados no texto...

2. Observe a utilização da palavra “Romantismo”. Complete os trechos abaixo de tal modo que faça sentido:

____tividade pode inspirar o Romantismo e ser por el_______
___________________O Romantismo e o surgim________
___________________ romântico. Assim, _______________
___________________o Romantismo expressa, _________
___r à liberdade do próprio Romantismo, na medida ________
____s elementos formais do Romantismo que, devido_______
____, de fins do século 18, o Romantismo surgiu no i________

Agora, vamos usar o dicionário? Ele ajuda muito!!

3. Um texto é formado por palavras, que se repetem e formam diferentes frases. Veja que há algumas mais freqüentes. Indique qual a função delas no texto. Exemplifique.
Pal.//Freq.// %
DE/// 79// 4,28
A/?// 70// 3,80
E/?// 64// 3,47
O/?// 64// 3,47
QUE//48/2,60
DO/// 39// 2,11
SE/// 28// 1,52
ROMANCE// 25//1,36
EM/// 23 ///1,25
AO/// 22 //1,19


4. Relacione as colunas:

SÉCULO_____________ VERBO
NO_________________NUMERAL
UM_________________PREPOSIÇÃO
UMA________________ PREPOSIÇÃO + ARTIGO
À __________________ARTIGO
É__________________SUBSTANTIVO
POR________________ADJETIVO
MAIS_______________ ARTIGO + PREPOSIÇÃO
PARA_______________CONJUNÇÃO
_________________VERBO


5. Complete os trechos abaixo. Use da sua criatividade e insira algumas características da linguagem romântica estudada:

____________Modelos de cartas de amor Pouco depois, Ric_____
___________expectativas, busca de amor e felicidade, e aind____
___________e tivesse problemas de amor e de moral. Em tr_____
___________é uma manifestação de amor à liberdade do próp____

6. Observe que nos textos literários a palavra “aventuras” aparece muitas vezes, por que? Justifique de acordo com o período literário estudado. Aproveite e responda qual a função morfológica dela nos trechos abaixo:

1 em Rocambole ou suas aventuras extraordinárias
2 olêmicas. Amores e aventuras De qualquer
3 semelhanças entre as aventuras macunaímas
4 aventuras macunaímas e as aventuras de FHC. Talvez
5 narrativa de amores e de aventuras, o romance foi


7. O que são versos? Faz parte de qual gênero literário? Leia os trechos e identifique o papel de "versos" nos textos, na literatura, no seu dia-a-dia:

ou exótica. Utilizou os versos da tradição épica
contagem silábica dos versos foi sempre muito
nção "como". "Eu faço versos como quem chor
cidade da vida bucólica, versos simples, que pro
a uma forma fixa: seus versos eram metrificado
fingidas raposas".Estes versos vêm logo após os
e temos os chamados "versos livres" que não
Atualmente o ritmo dos versos foi liberado e tem


8. Qual a diferença entre as palavras bem e mal nos trechos abaixo:

que a bala lhe causasse um mal maior do que um
orge Byron, 1788-1824); o mal do século é o tédio

r condições não só para que fique bem informado
Esta é a leitura efetiva, aproveite bem este mom
realidade da doença nomeada.Pois bem, os escritores têm


9. Produza um texto dissertativo-argumentativo, crítico, referente sua leitura de “O Romantismo e o surgimento do gênero romance” de Antonio Carlos Olivieri

5 comentários:

Anônimo disse...

As aulas atraves da internet sao muito praticas, é uma pena que nas escolas nem sempre conseguimos usa-las pois na maioria das vezes nao possuem uma sala de informatica, e as que possuem nem sempre os computadores estao em bom estado,dificultando o aluno de aprender com mais facilidade.

Vanessa Batscher 2ºC

Anônimo disse...

Aluno atraves da informatica tudo bom estudo...
Na minha opinião normal estudo o governo deve incentivar..
E muito facilmente seletivo..
Eu uso campuatdores para internet... os melhores campuatdores mundo!!..
Na escola seria otimo se nas aulas pudessemos ter este recurso.
Marcelo Vicinus Rabay

Anônimo disse...

toda escola deveria ter mais computador para que os aluno ter mais opodunidade de ter mais aula de computaçao

Anônimo disse...

Tenho acesso à internet em casa, mais acharia ótimo se pudessemos ter acesso a internet durante as aulas, facilitaria as pesquisas para os trabalhos, mais não temos esse acesso porque os computadores da escola estão em´péssimas condições...

Anônimo disse...

Desejo-lhe um grande dia, que os bem-feitores lhe ampare, tive uma semana corrida, sobrou-me tempo ontem, das 15 ás 23,30, hoje com mais calma, pude entender melhor o texto, que foi de grande vália, não só este mais os outros que olhei rápido, são ótimos, me falta apenas o texto, (9).

H. 2 D