Teste VestibUOL

Veja se você assimilou bem a história que Mário de Andrade escreveu em "Macunaíma - O herói sem nenhum caráter" *Teste feito pelo Stockler

Vestibulares(Unifesp) Textos para as questões 01 a 03:
"Uma feita em que deitara numa sombra enquanto esperava os manos pescando, o Negrinho do Pastoreio pra quem Macunaíma rezava diariamente, se apiedou do panema e resolveu ajudá-lo. Mandou o passarinho uirapuru. Quando sinão quando o herói escutou um tatalar inquieto e o passarinho uirapuru pousou no joelho dele. Macunaíma fez um gesto de caceteação e enxotou o passarinho uirapuru. Nem bem minuto passado escutou de novo a bulha e o passarinho pousou na barriga dele. Macunaíma nem se amolou mais. Então o passarinho uirapuru agarrou cantando com doçura e o herói entendeu tudo o que ele cantava. E era que Macunaíma estava desinfeliz porque perdera a muiraquitã na praia do rio quando subia no bacupari. Porém agora, cantava o lamento do uirapuru, nunca mais que Macunaíma havia de ser marupiara não,porque uma tracajá engolira a muiraquitã e o mariscador que apanhara a tartaruga tinha vendido a pedra verde pra um regatão peruano se chamando Venceslau Pietro Pietra. O dono do talismã enriquecera e parava fazendeiro e baludo lá em São Paulo, a cidade macota lambida pelo igarapé Tietê."(Mário de Andrade, Macunaíma, o herói sem nenhum caráter.)

1. Os "manos" mencionados no texto são:
  1. ( )os índios que formam toda a tribo de Macunaíma.
  2. ( )os amigos anônimos que Macunaíma encontrara em São Paulo e que passam alguns dias de descanso na Amazônia.
  3. ( )Maanape e Jiguê, irmãos de Macunaíma.
  4. ( )Piaimã, Oibê e os macumbeiros do Rio de Janeiro.
  5. ( )Piaimã, Oibê, Maanape e Jiguê.

2. Pelas características da linguagem, que incorpora expressões da fala popular e mobiliza o léxico de origem indígena, pelo ambiente sugerido e também pela presença do uirapuru, o texto dá mostras de pertencer ao estilo:

  1. ( )romântico, de linha indianista.
  2. ( )simbolista, de linha esotérica.
  3. ( )modernista, de linha Pau-Brasil e a antropofágica.
  4. ( )naturalista, de linha nacionalista.
  5. ( )pós-modernista, de linha neo-parnasiana.

3. Os vocábulos "muiraquitã" e "tracajá" têm os seus significados desvendados pelo contexto lingüístico interno, porque são substituídos, no próprio texto, por vocábulos ou expressões equivalentes. Os equivalentes para "muiraquitã" e "tracajá" são, respectivamente,

  1. ( )"passarinho" e "tartaruga".
  2. ( )"talismã" e "tartaruga".
  3. ( )"pedra verde" e "mariscador".
  4. ( )"joelho" e "barriga".
  5. ( )"talismã" e "pedra verde".

4. (Fuvest) Comparando-se Brás Cubas e Macunaíma, é correto afirmar que, apesar de diferentes, ambos:

  1. possuem muitos defeitos, mas conservam uma ingenuidade infantil, isenta de traços de malícia e de egoísmo.
  2. tiveram seu principal relacionamento amoroso com mulheres tipicamente submissas, desprovidas de iniciativa.
  3. não trabalham, caracterizando-se pela ausência de qualquer demanda ou busca que lhes mobilize o interesse.
  4. narram suas histórias diretamente ao leitor, em primeira pessoa, depois de mortos: Brás Cubas, como defunto autor; Macunaíma, utilizando-se do papagaio.
  5. têm a vida avaliada, na parte final dos relatos, em um pequeno balanço, ou breve avaliação de conjunto, com resultado negativo.

5. (Fuvest) A presença da temática indígena em Macunaíma, de Mário de Andrade, tanto participa _________________, quanto representa uma retomada, com novos sentidos, _________________. Mantida a seqüência, os trechos pontilhados serão preenchidos corretamente por:

  1. ( )do movimento modernista da Antropofagia / do Regionalismo da década de 30.
  2. ( )do interesse modernista pela arte primitiva / do Indianismo romântico.
  3. ( )do movimento modernista da Antropofagia / do Condoreirismo romântico.
  4. ( )da vanguarda estética do Naturalismo / do Indianismo romântico.
  5. ( )do interesse modernista pela arte primitiva / do Regionalismo da década de 30.

ENVIE SUAS RESPOSTAS PELO LINK "COMENTÁRIOS" ABAIXO.

2 comentários:

William Gama disse...

Eu acesso o blog,eu tenhu acesso a internet em kza.
Eu acho interassante o blog ,e também a aulas ficam mais legais.

Diego Batista 3ºB

Anônimo disse...

QUE COISA BOA. QUE OTIMOS TEXTOS PARABÉNS. INFELIZMENTE VIVEMOS EM UM PAÍS ONDE A LEITURA É POUCA ACESSADA. ADOREI TEUS TEXTOS.MEU I MAIL É eka_barros@globo.com manda uns textos pra mim. eu gosto muito de uma boa leitura. principalmente na área da linguística ou da literatura. mais uma vez parabéns.