ATIVIDADE MENSAL/FINAL - 3os.EJA

OBJETIVO: TRABALHAR A LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE DIFERENTES LINGUAGENS LITERÁRIAS.

DURANTE ESTE MÊS, TRABALHANOS NA AULA PRESENCIAL:
- CLASSE: CARACTERÍSTICAS DO MODERNISMO (HISTÓRIA, LINGUAGEM, FORMA, GÊNERO ETC)
- SALA INFORMÁTICA: LEITURA DAS DIFERENTES LINGUAGENS (VERBAL E NÃO-VERBAL), POR MEIO DOS MATERIAIS/LINKS DISPONÍVEIS NO BLOG (EX: http://www.youtube.com/watch?v=C6tNuId7RNA).

ATIVIDADE

TEMA: A POESIA MODERNISTA DE DRUMMOND

1. LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (FICHAMENTO) DO TEXTO DISPONÍVEL NO BLOG: A DIALÉTICA ILUMINADA DE DRUMMOND (FAVA, A.R.). OBS: ENTREGAR O RASCUNHO (“TEMPESTADE DE IDÉIAS”) JUNTO COM A PRODUÇÃO FINAL (INDIVIDUAL).

2. NOS TRECHOS ABAIXO O NOME DO POETA É UTILIZADO DE DIFERENTES MANEIRAS. EXPLIQUE POR QUE ISSO OCORRE NO TEXTO.

"Acredito que o lugar de Drummond para as gerações atuais,
Os poemas de Drummond que Franchetti mais aprecia
Claro enigma (1952), Drummond tenha deixado um legado de
papear "cara a cara". Drummond preferia passar uma hora
Stoyanov diz que Drummond era um poeta bastante admirado
ão do poeta brasileiro, Drummond é tão ou até mais importante que

Agora, vamos usar o dicionário? Ele sempre ajuda muito!!
OBSERVE A LISTA DE PALAVRAS FREQUENTES NO TEXTO DE FAVA:

Palavra//Freq.//%
-DE // 142 // 6,08
-QUE / 70 // 3,00
-O //// 65 // 2,78
-E //// 63 // 2,70
-DO // 57 // 2,44
-A //// 54 // 2,31
-NO // 41 // 1,76
-DA // 40 // 1,71
-UM //40 // 1,71
-DRUMMOND /38 /1,63

E ...
3. DISCUTA E RESPONDA, EM GRUPO, QUAIS AS CATEGORIAS MORFOLÓGICAS DAS PALAVRAS QUE APARECEM COM MAIOR FREQÜÊNCIA NO TEXTO?

4. RELACIONE AS COLUNAS:

ANDRADE ____PREPOSIÇÃO____ DA
NÃO_______ SUBSTANTIVO____ PARA
UMA_______ ADVÉRBIO_______ SE
DE_________ ARTIGO________POESIA
TINHA_____ CONJUNÇÃO _____MEIO
E __________VERBO _________OS


5. HÁ PALAVRAS QUE TÊM MAIS DE UMA CATEGORIA MORFOLÓGICA. SELECIONE, PARA PROVAR ESTA AFIRMAÇÃO, UMA OU MAIS PALAVRAS DOS EXERCÍCIOS ANTERIORES.

6. COMPLETE:

Uma brincadeira (ou não?) que renderia ao ................. censuras e elogios.
comemora o centenário de nascimento do .................... (31 de outubro), a pole
especialista em Drummond, a importância do .............. para a poesia brasileira
no horizonte dos afetos e da consciência do ................... e uma forte experiência

7. INSIRA NAS LACUNAS A PALAVRA QUE DEFINE UM DOS GÊNEROS LITERÁRIOS UTILIZADOS POR DRUMMOND

pela literatura brasileira, em especial a ............ do poeta de Itabira. Stoyanov conta
é uma das maiores vozes líricas da .................... brasileira do século 20
ato de intervenção. "Era um tipo de .................. mais conceitual, que
legado de extrema importância para a .............. contemporânea de rigor, de

8. PRODUZA UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO QUE COMPROVE QUE A OBRA DE DRUMMOND É MODERNISTA (INDIVIDUAL, ATÉ 10 LINHAS).

7 comentários:

Anônimo disse...

Na minha opinião o governo podia fazer ,muito mais a sua parte modernizando as escolas.
Vivem falando q estão todas modernizadas mas é mentira se numa escola tiver 10 computadores só 3 estão funcionando isso é um absurdo

Tem é que melhorar muito o nosso incino principalmente na modernização do incino

Sobre as aulas no laboradorio de computação elas são muito boas pena q não tem mais computadores para todos

Anônimo disse...

O incemtivo de usar a internet nos ensinos fundamentais e do ensino médio dede q naum faça apenas a propaganda dizendo: "AS ESCOLAS PÚBLICA ESTÃO INFORMATIZA!!!"
Assim é facil fazer campanha mas colocar em pratica é melhor ainda!!!!


BRUNO MANTOVANI COSTEIRA 3°B

Anônimo disse...

essa é utilização coisa estuda da lingua de português que eu fique entendei tudo,como eu entendeu pouco é diferente significado aqui na escola simple do governador é ajuda tudo que eu ficou aprendei,que importante eu vontade estuda com lingua de português.

William Gama disse...

O incentivo a ultilizar a internet é uma otima ideia, mais devido a falta de acesso a maioria dos alunos não terem esse acesso acabam perdendo muita coisa. A ideia da professora em montar um blog e colocar as materias on-line é otima mais muitos alunos não tem o acesso, mesmo na escola pois o acesso não é para todos os alunos por que alguns tem acesso e outros não. O estado poderia disponibilizar mais computadores ou até mesmo montar dentro da escola diversos cursos de informática sendo um deles que poderia incentivar os alunos a se aprimorarem em manutenção de computador que seria Hardware. Pois os proprios alunos saberiam arrumar o computador.
Ideias não faltam, mais o estado deveria investir mais ainda na educação de informática.

William Gama - 3ºB

Anônimo disse...

como eu está pouco entendeu por que significado lingua de português,então eu vontade aprendei bom,eu quer um estuda precisa mais bom aprendei modernario,eu vou reforço conhece palavras que a professora me ajuda tudo que bom.

William Gama disse...

tenho acesso ao blog,adorei oque a pressora fez é muito importante mas por trabalha muito acabo ñ tendo tempo p/entra na web.

teodorio valdemar da silva - 3ºb

Anônimo disse...

Sou aluno do EJA, sobre a metodologia de ensino aplicada com uso de internet, acho muito importante pois colabora para que o aluno conhe�a mais aprofundadamente o computador.
Nos dias de hoje qualquer atividade � necess�rio o conhecimento min�mo de infrom�tiva.

Somente acho que os alunos de hoje infelizmente n�o est�o aptos a usarem o micro, pois muitos n�o tem acesso nem pela escola (faltam aparelhos)ent�o que seja em casa.

Este tipo de ensino � excelente, mas, teria que vir desde a inf�ncia, devido a facilidade com que as crian�as aprendem.

As atividades sugeridas pela professora em sala de aula foram no come�o pouco assimiladas por n�s,por�m, at� que a meu ver melhorou bem.

Para os anos seguintes eu acho que o estudo j� deveria come�ar com acesso � internet para um melhor aproveitamento de todos.

Josimar Monteiro - 3� D
Escola Lasar Segall