OBJETIVO: TRABALHAR A LEITURA, INTERPRETAÇÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL POR MEIO DE DIFERENTES LINGUAGENS LITERÁRIAS.
DURANTE ESTE MÊS, TRABALHANOS NA AULA PRESENCIAL:
- CLASSE: CARACTERÍSTICAS DO MODERNISMO (HISTÓRIA, LINGUAGEM, FORMA, GÊNERO ETC)
- SALA INFORMÁTICA: LEITURA DAS DIFERENTES LINGUAGENS (VERBAL E NÃO-VERBAL), POR MEIO DOS MATERIAIS/LINKS DISPONÍVEIS NO BLOG (EX: http://www.youtube.com/watch?v=C6tNuId7RNA).
ATIVIDADE
TEMA: A POESIA MODERNISTA DE DRUMMOND
1. LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL (FICHAMENTO) DO TEXTO DISPONÍVEL NO BLOG: A DIALÉTICA ILUMINADA DE DRUMMOND (FAVA, A.R.). OBS: ENTREGAR O RASCUNHO (“TEMPESTADE DE IDÉIAS”) JUNTO COM A PRODUÇÃO FINAL (INDIVIDUAL).
2. NOS TRECHOS ABAIXO O NOME DO POETA É UTILIZADO DE DIFERENTES MANEIRAS. EXPLIQUE POR QUE ISSO OCORRE NO TEXTO.
"Acredito que o lugar de Drummond para as gerações atuais,
Os poemas de Drummond que Franchetti mais aprecia
Claro enigma (1952), Drummond tenha deixado um legado de
papear "cara a cara". Drummond preferia passar uma hora
Stoyanov diz que Drummond era um poeta bastante admirado
ão do poeta brasileiro, Drummond é tão ou até mais importante que
Agora, vamos usar o dicionário? Ele sempre ajuda muito!!
Stoyanov diz que Drummond era um poeta bastante admirado
ão do poeta brasileiro, Drummond é tão ou até mais importante que
Agora, vamos usar o dicionário? Ele sempre ajuda muito!!
OBSERVE A LISTA DE PALAVRAS FREQUENTES NO TEXTO DE FAVA:
Palavra//Freq.//%
Palavra//Freq.//%
-DE // 142 // 6,08
-QUE / 70 // 3,00
-O //// 65 // 2,78
-E //// 63 // 2,70
-DO // 57 // 2,44
-A //// 54 // 2,31
-NO // 41 // 1,76
-DA // 40 // 1,71
-UM //40 // 1,71
-DRUMMOND /38 /1,63
E ...
-QUE / 70 // 3,00
-O //// 65 // 2,78
-E //// 63 // 2,70
-DO // 57 // 2,44
-A //// 54 // 2,31
-NO // 41 // 1,76
-DA // 40 // 1,71
-UM //40 // 1,71
-DRUMMOND /38 /1,63
E ...
3. DISCUTA E RESPONDA, EM GRUPO, QUAIS AS CATEGORIAS MORFOLÓGICAS DAS PALAVRAS QUE APARECEM COM MAIOR FREQÜÊNCIA NO TEXTO?
4. RELACIONE AS COLUNAS:
ANDRADE ____PREPOSIÇÃO____ DA
NÃO_______ SUBSTANTIVO____ PARA
UMA_______ ADVÉRBIO_______ SE
DE_________ ARTIGO________POESIA
TINHA_____ CONJUNÇÃO _____MEIO
E __________VERBO _________OS
5. HÁ PALAVRAS QUE TÊM MAIS DE UMA CATEGORIA MORFOLÓGICA. SELECIONE, PARA PROVAR ESTA AFIRMAÇÃO, UMA OU MAIS PALAVRAS DOS EXERCÍCIOS ANTERIORES.
6. COMPLETE:
Uma brincadeira (ou não?) que renderia ao ................. censuras e elogios.
comemora o centenário de nascimento do .................... (31 de outubro), a pole
especialista em Drummond, a importância do .............. para a poesia brasileira
no horizonte dos afetos e da consciência do ................... e uma forte experiência
7. INSIRA NAS LACUNAS A PALAVRA QUE DEFINE UM DOS GÊNEROS LITERÁRIOS UTILIZADOS POR DRUMMOND
pela literatura brasileira, em especial a ............ do poeta de Itabira. Stoyanov conta
é uma das maiores vozes líricas da .................... brasileira do século 20
ato de intervenção. "Era um tipo de .................. mais conceitual, que
legado de extrema importância para a .............. contemporânea de rigor, de
8. PRODUZA UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO QUE COMPROVE QUE A OBRA DE DRUMMOND É MODERNISTA (INDIVIDUAL, ATÉ 10 LINHAS).
4. RELACIONE AS COLUNAS:
ANDRADE ____PREPOSIÇÃO____ DA
NÃO_______ SUBSTANTIVO____ PARA
UMA_______ ADVÉRBIO_______ SE
DE_________ ARTIGO________POESIA
TINHA_____ CONJUNÇÃO _____MEIO
E __________VERBO _________OS
5. HÁ PALAVRAS QUE TÊM MAIS DE UMA CATEGORIA MORFOLÓGICA. SELECIONE, PARA PROVAR ESTA AFIRMAÇÃO, UMA OU MAIS PALAVRAS DOS EXERCÍCIOS ANTERIORES.
6. COMPLETE:
Uma brincadeira (ou não?) que renderia ao ................. censuras e elogios.
comemora o centenário de nascimento do .................... (31 de outubro), a pole
especialista em Drummond, a importância do .............. para a poesia brasileira
no horizonte dos afetos e da consciência do ................... e uma forte experiência
7. INSIRA NAS LACUNAS A PALAVRA QUE DEFINE UM DOS GÊNEROS LITERÁRIOS UTILIZADOS POR DRUMMOND
pela literatura brasileira, em especial a ............ do poeta de Itabira. Stoyanov conta
é uma das maiores vozes líricas da .................... brasileira do século 20
ato de intervenção. "Era um tipo de .................. mais conceitual, que
legado de extrema importância para a .............. contemporânea de rigor, de
8. PRODUZA UM TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO QUE COMPROVE QUE A OBRA DE DRUMMOND É MODERNISTA (INDIVIDUAL, ATÉ 10 LINHAS).
7 comentários:
Na minha opinião o governo podia fazer ,muito mais a sua parte modernizando as escolas.
Vivem falando q estão todas modernizadas mas é mentira se numa escola tiver 10 computadores só 3 estão funcionando isso é um absurdo
Tem é que melhorar muito o nosso incino principalmente na modernização do incino
Sobre as aulas no laboradorio de computação elas são muito boas pena q não tem mais computadores para todos
O incemtivo de usar a internet nos ensinos fundamentais e do ensino médio dede q naum faça apenas a propaganda dizendo: "AS ESCOLAS PÚBLICA ESTÃO INFORMATIZA!!!"
Assim é facil fazer campanha mas colocar em pratica é melhor ainda!!!!
BRUNO MANTOVANI COSTEIRA 3°B
essa é utilização coisa estuda da lingua de português que eu fique entendei tudo,como eu entendeu pouco é diferente significado aqui na escola simple do governador é ajuda tudo que eu ficou aprendei,que importante eu vontade estuda com lingua de português.
O incentivo a ultilizar a internet é uma otima ideia, mais devido a falta de acesso a maioria dos alunos não terem esse acesso acabam perdendo muita coisa. A ideia da professora em montar um blog e colocar as materias on-line é otima mais muitos alunos não tem o acesso, mesmo na escola pois o acesso não é para todos os alunos por que alguns tem acesso e outros não. O estado poderia disponibilizar mais computadores ou até mesmo montar dentro da escola diversos cursos de informática sendo um deles que poderia incentivar os alunos a se aprimorarem em manutenção de computador que seria Hardware. Pois os proprios alunos saberiam arrumar o computador.
Ideias não faltam, mais o estado deveria investir mais ainda na educação de informática.
William Gama - 3ºB
como eu está pouco entendeu por que significado lingua de português,então eu vontade aprendei bom,eu quer um estuda precisa mais bom aprendei modernario,eu vou reforço conhece palavras que a professora me ajuda tudo que bom.
tenho acesso ao blog,adorei oque a pressora fez é muito importante mas por trabalha muito acabo ñ tendo tempo p/entra na web.
teodorio valdemar da silva - 3ºb
Sou aluno do EJA, sobre a metodologia de ensino aplicada com uso de internet, acho muito importante pois colabora para que o aluno conhe�a mais aprofundadamente o computador.
Nos dias de hoje qualquer atividade � necess�rio o conhecimento min�mo de infrom�tiva.
Somente acho que os alunos de hoje infelizmente n�o est�o aptos a usarem o micro, pois muitos n�o tem acesso nem pela escola (faltam aparelhos)ent�o que seja em casa.
Este tipo de ensino � excelente, mas, teria que vir desde a inf�ncia, devido a facilidade com que as crian�as aprendem.
As atividades sugeridas pela professora em sala de aula foram no come�o pouco assimiladas por n�s,por�m, at� que a meu ver melhorou bem.
Para os anos seguintes eu acho que o estudo j� deveria come�ar com acesso � internet para um melhor aproveitamento de todos.
Josimar Monteiro - 3� D
Escola Lasar Segall
Postar um comentário